Banner

Banner

sábado, 23 de novembro de 2013

Tutorial - Criando legendas para um vídeo



Você já precisou criar uma legenda para um filme? Ou gostaria de criar sua própria legenda?

Cena do Filme: Tears of Steel

Nesse tutorial aprenderemos como criar uma legenda para um filme utilizando o software Subtitle Workshop.

A instalação do software é bem simples e não requer nenhuma configuração no S.O (Sistema Operacional) de seu computador, portanto será abordada neste tutorial.

Passo a Passo

1 - Abra o software Subtitle Workshop: clique em File -> New Subtitle


2 - Escolha o Vídeo para o qual deseja criar a legenda: clique em Movie -> Open


3 - Selecione o Vídeo, em seguida clique em Abrir



4 -  Na tela abaixo temos:
  • Lista de Subtítulos - Lista com todos os textos inseridos com suas respectivas configurações de tempo.
  • Insert Subtitle: Insere novo subtítulo na lista (Insert - tecla de atalho para inserção de novo subtítulo na lista)
  • Text: Caixa para entrada do texto da legenda
  • Show: Momento em que a legenda aparecerá
  • Hide: Momento em que a legenda deixará de ser exibida
  • Duration: Tempo de duração da legenda, tempo de Show até Hide

Nesse passo entre com todos os subtítulos configurando as opções: Show, Hide de acordo com o tempo do vídeo que é apresentado no lado direito da barra de controle do player de vídeo.


5 - Salvar

Após concluído a inserção dos subtítulos, clique em File -> Save


6 - Formato

Na lista de formatos escolha o formato SubRip, salve o arquivo com o mesmo nome do arquivo de vídeo.


7 -  Renomear

Caso não tenha salvo o arquivo com o nome do vídeo, clique sobre o arquivo gerado com a extensão: .srt e renomei-o.




Agora basta reproduzir o vídeo no player para conferir o resultado.

Não se esqueça, o arquivo da legenda com a extensão .srt deverá estar na mesma pasta do vídeo, caso o seu player não identifique automaticamente a legenda, arraste o arquivo da legenda para o player que esta reproduzindo o vídeo.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Desenhos Animados Brasileiros

Turma da Mônica


Baseada nas histórias em quadrinho da Turma da Mônica este desenho é muito famoso no Brasil e conta a história de uma turminha de crianças que passam por diversas aventuras no Bairro do Limoeiro. 

A iniciativa do Tooncast faz parte da adequação do canal às novas regras de programação da TV paga criadas pela Ancine.

Canais de Exibição: Tooncast


Tromba Trem


"Tromba Trem" é uma produção do Copa Studio, e acompanha um grupo de animais em uma viagem pela América Latina. Já "Carrapatos e Catapultas" é uma realização da produtora Zoom Elefante, e se passa no Planeta Vaca, onde os carrapatos gostam de ficar se catapultando por aí e explodir depois de muito gordos. No Brasil as animações são exibidas pelo Tooncast de segunda a sexta, às 5h30 da manhã e 17h30.

Canais de Exibição: Tooncast

Antunes e Bandeira


É um dos primeiros desenhos animados brasileiros da década de 80 feita pela Quadro Produções. Conta a história de um tamanduá detetive Bandeira e seu ajudante atrapalhado Antunes que é uma anta gordo e vivem fazendo as mais doidas investigações.


As Aventuras de Gui & Estopa


Stress e Relax são cachorros, sendo que o primeiro apenas pensa em dinheiro e o segundo tem espírito de artista. Eles são produtores independentes, que decidem fazer um longa de animação chamada "As Aventuras de Gui & Estopa". Ao longo do processo eles aprendem os percalços da realização de um desenho animado, desde o roteiro até seu lançamento nas salas de cinema.

A série é exibida pela Cartoon Network Brasil desde 2009, e recentemente está sendo exibida também pela TV Cultura aos sábados no programa Quintal da Cultura no começo de 2013.



Lei 12.485/2011

A Lei 12.485 foi regulamentada em 4 de junho de 2011 pelas Instruções Normativas 100 e 101 da ANCINE. Todas as regras que as duas Instruções Normativas estabeleceram passou a vigorar a partir de 2 de setembro de 2011, garantindo a presença de mais conteúdos nacionais e independentes nos canais de TV por assinatura, a diversificação da produção e a articulação das empresas brasileiras que atuam nos vários elos cadeia produtiva do setor.

A lei é fruto do esforço coletivo do Governo federal e dos agentes do mercado, na luta por um novo marco regulatório, atendendo aos interesses da sociedade.

A Lei da TV Paga nasceu para estimular a concorrência e atrair mais assinantes com menores preços e programação diversificada como publicado pela ANCINE, mas na verdade a lei dividiu opiniões conforme os mais diversos canais de notícias, pois a lei prevê um sistema de cotas para os conteúdos produzidos no Brasil, o que não agradou aos programadores estrangeiros.

Segundo a ANCINE o objetivo das cotas é proporcionar maior participação do Brasil incentivando a produção audio-visual. Com a lei as empresas de telefonia ganham espaço para oferecer a TV a cabo, que antes eram proibidas de comercializarem em suas areas de concessão telefonia fixa.





Muitos assinantes questionam sobre quantidade de anúncios, que tem crescido e se aproximado da mesma quantidade praticada pelas TV's abertas, e se mobilizam através dos órgãos de defesa do consumidor para  que tenham mais liberdade na escolha de sua programação.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O Poder das Redes Sociais


O que você entende por Redes Sociais?
Saberia diferenciar Mídias Sociais de Redes Sociais?

Em uma matéria publicada no portal da FIESP, Maurílio Santos Jr explica que muitas pessoas ainda não sabem distinguir a diferença entre Mídias e Redes Sociais.

Com a crescente das Mídias Sociais e atendendo a diversos gostos e estilos, elas tem conquistado cada vez mais espaço na vida das pessoas, antes apenas diários virtuais, agora já inseridas no mundo corporativo, influenciam diretamente novos produtos e serviços.

As Mídias Sociais permitem uma liberdade de expressão jamais vista em outros meios de comunicação, mas como "tudo em excesso prejudica", é preciso saber dosar a utilização das Mídias, uma vez que elas propõem uma conexão entre as diversas Redes Sociais (Pessoas Conectadas), uma mídia (texto, foto, video, audio etc) que podem ser veiculadas pela Internet podem chegar a diversos lugares em questões de segundos, e não basta um CTRL+Z (Control Zê) para que tudo se desfaça. Nos últimos dias temos visto repercutir em diversos meios de comunicação histórias de pessoas que sofreram e tem sofrido com a divulgação de fotos indesejadas, vítimas do Poder da Rede, podendo servir tanto para construir como para destruir.

Quem lida com suporte a usuários há de convir que a grande maioria das pessoas não lêem antes de pressionar um botão, com o avanço tecnológico, hoje é possível term um e-mail e diversos aplicativos de Mídias Sociais na palma da mão nos mais variados dispositivos móveis e muitas vezes já me deparei com pessoas que tiraram uma foto e se assustaram com a facilidade e velocidade com que essa foto vai parar na Internet.

Fica um apelo a você que faz parte de uma geração tecnológica, ajude, divulgue e oriente as pessoas menos informadas sobre o uso das novas tecnologias para que aquilo que seria uma novidade não se torne algo odiado pelo simples fato de não lermos o que estamos clicando.